ICEC - Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura

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Apresentação

O que é a CPA (Comissão Própria de Avaliação)?

É uma comissão interna do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura – ICEC, composta por representantes dos Docentes, Discentes, Pessoal Técnico-Administrativo e da Sociedade Civil, com o objetivo de coordenar e articular o processo interno de avaliação institucional.

A Comissão Própria de Avaliação do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura – C.P.A./ICEC, desde sua designação em julho de 2004, tem realizado esforços para implementar, no âmbito da Instituição, os procedimentos de auto-avaliação orientados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP.

Referidos procedimentos fazem parte das ações apontadas pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior –, instituído pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, com o objetivo de assegurar o processo nacional da avaliação do ensino.

O sistema de avaliação proposto pelo SINAES permite o levantamento de dados preciosos, direcionando as decisões pedagógicas e administrativas, e possui três fases distintas:

1 - Avaliação das instituições (AVALIES).
a) Auto-avaliação, conduzida pelas CPAs;
b) Avaliação externa, realizada por comissões externas designadas pelo INEP;

2. Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG).

3. Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
A avaliação institucional (interna e externa) é condição imprescindível para o aprimoramento do planejamento e da gestão da instituição, uma vez que propicia a constante reorientação de suas ações.

A auto-avaliação, em especial, tem como principais objetivos coletar informações acerca da instituição, identificar as suas principais deficiências e

potencialidades, aumentar a capacidade profissional dos corpos docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos setores institucionais, bem como, prestar contas à sociedade.

Para esse mister a C.P.A. utiliza instrumentos avaliativos para a coleta geral de dados da instituição, mediante a aplicação de questionários aos discentes, docentes, coordenadores de curso e funcionários técnicoadministrativos, contemplando os mais diferentes aspectos das atividades institucionais, como: caracterização do perfil dos sujeitos que compõem a comunidade acadêmica,
qualidade das atividades de ensino e extensão, condições de trabalho disponíveis para docentes e técnicoadministrativos, grau de satisfação com os serviços disponíveis no “campus”, dentre outros.