É uma comissão interna do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura – ICEC, composta por representantes dos Docentes, Discentes, Pessoal Técnico-Administrativo e da Sociedade Civil, com o objetivo de coordenar e articular o processo interno de avaliação institucional.
A Comissão Própria de Avaliação do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura – C.P.A./ICEC, desde sua designação em julho de 2004, tem realizado esforços para implementar, no âmbito da Instituição, os procedimentos de auto-avaliação orientados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP.
Referidos procedimentos fazem parte das ações apontadas pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior –, instituído pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, com o objetivo de assegurar o processo nacional da avaliação do ensino.
O sistema de avaliação proposto pelo SINAES permite o levantamento de dados preciosos, direcionando as decisões pedagógicas e administrativas, e possui três fases distintas:
1 - Avaliação das instituições (AVALIES).
a) Auto-avaliação, conduzida pelas CPAs;
b) Avaliação externa, realizada por comissões
externas designadas pelo INEP;
2. Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG).
3. Exame Nacional de Avaliação de
Desempenho dos Estudantes (ENADE).
A avaliação institucional (interna e externa) é
condição imprescindível para o aprimoramento do
planejamento e da gestão da instituição, uma vez que
propicia a constante reorientação de suas ações.
A auto-avaliação, em especial, tem como
principais objetivos coletar informações acerca da
instituição, identificar as suas principais deficiências e
potencialidades, aumentar a capacidade profissional dos
corpos docente e técnico-administrativo, fortalecer as
relações de cooperação entre os diversos setores
institucionais, bem como, prestar contas à sociedade.
Para esse mister a C.P.A. utiliza instrumentos
avaliativos para a coleta geral de dados da instituição,
mediante a aplicação de questionários aos discentes,
docentes, coordenadores de curso e funcionários técnicoadministrativos,
contemplando os mais diferentes aspectos
das atividades institucionais, como: caracterização do perfil
dos sujeitos que compõem a comunidade acadêmica,
qualidade das atividades de ensino e extensão, condições
de trabalho disponíveis para docentes e técnicoadministrativos,
grau de satisfação com os serviços
disponíveis no “campus”, dentre outros.