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Edital - Vestibular 2025

INSTITUTO CUIABÁ DE ENSINO E CULTURA – ICEC
EDITAL DE 8 DE AGOSTO DE 2024
PROCESSO SELETIVO/VESTIBULAR 2025

Por ordem da Diretoria do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura, ICEC, mantido pela ASSUPERO ENSINO SUPERIOR LTDA, CNPJ n.º 06.099.229/0042-80, no uso de suas atribuições, atendendo o artigo 99, § 2.º, da Portaria Normativa MEC n.º 23/2017, de 21/12/2017, publicada no DOU em 22/12/2017, tornamos público o seguinte Edital, válido para os ingressantes por meio do Processo Seletivo/Vestibular 2025 e, também, aplicável aos ingressantes via transferência ou apresentação de diploma de nível superior. 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Para os candidatos a ingressarem no início do ano de 2025, o ICEC realizará o Processo Seletivo 2025-1º Semestre em fases independentes, a partir do mês de setembro de 2024, prolongando-se pelos meses subsequentes. Em cada mês, ou seja, em cada fase, independentemente do número de provas nele(a) realizadas, será disponibilizado um quarto das vagas, mais as vagas remanescentes das fases anteriores. O candidato aprovado em uma das provas está desobrigado de realizar as provas subsequentes. Em cada fase, a partir da 2ª, será classificado no curso o candidato que obtiver nota igual ou superior à nota mínima exigida para a classificação no mesmo curso nas fases anteriores, resguardando-se sempre o número de vagas oferecidas. O candidato poderá optar pelo Vestibular On-Line, por Prova Tradicional ou por Agendamento. Observações: 1.ª) Recomenda-se aos candidatos que cheguem ao local de prova com antecedência mínima de meia hora, pois não será permitida a entrada de retardatários. 2.ª) Poderão inscrever-se para concorrer às vagas do Processo Seletivo 2025-1º Semestre candidatos que tenham concluído ou que venham a concluir o ensino médio até o mês de dezembro de 2024. Candidatos que concluírem o ensino médio após dezembro de 2024 serão considerados treineiros. 3.ª) Para participar de qualquer uma das provas, o candidato deverá fazer sua inscrição e realizar a prova dentro dos prazos especificados. 4.ª) O candidato que se inscrever para uma prova e não comparecer estará automaticamente inscrito para uma prova seguinte, devendo fazer apenas a escolha da nova data e horário. 5.ª) O candidato não classificado em uma prova poderá prestar uma prova seguinte, sem necessidade de nova inscrição, devendo fazer apenas a escolha da nova data e horário. 6.ª) Em cada prova, serão aceitas novas inscrições. 7.ª) O ingresso do candidato dar-se-á por meio da classificação obtida na prova que realizar. 8.ª) O candidato classificado em uma prova não precisará realizar outra prova. Mas, uma vez classificado, se ainda quiser participar de outra prova (para tentar outro curso ou para concorrer a um novo curso introduzido nessa fase, por exemplo), deverá fazer nova inscrição. 9.ª) Todos os candidatos, inclusive os que ainda cursam a última série do ensino médio, devem estar cientes de que, caso não consigam comprovar, até a época da matrícula, a conclusão do ensino médio, por meio da apresentação dos documentos legalmente exigidos, será feita uma matrícula condicional. Essa matrícula será efetivada com a apresentação dos correspondentes comprovantes, até o dia 17/2/2025, improrrogavelmente. Caso contrário, a matrícula condicional poderá ser anulada, sem direito a qualquer reclamação ou recurso. 10.ª) Ao final das fases previstas, caso haja vagas remanescentes, será dada continuidade ao Processo Seletivo. 11.ª) A aprovação do candidato no Processo Seletivo 2025-1º Semestre poderá, ao critério da Instituição, ser utilizada para sua matrícula inicial por até dois semestres subsequentes. No Processo Seletivo para preenchimento das vagas do 1º semestre de 2025, a Instituição poderá oferecer três opções de prova: 1º) VESTIBULAR ON-LINE – É realizado on-line por meio de uma redação. As inscrições para o Vestibular On-Line são feitas pela internet. A prova poderá ser realizada no momento da inscrição ou em outro dia, dentro do período especificado para o Processo Seletivo 2025-1º Semestre. Para realizar a prova em outro dia, basta digitar o CPF na hora de realizá-la, na área do candidato. Datas e horários de provas: a partir de 18 de setembro de 2024, a qualquer horário, dependendo da disponibilidade do candidato. Local: na casa do candidato ou outro local de sua escolha. Duração: mínima de uma hora e máxima de duas horas. Resultado: 24 horas após a realização da Prova. 2º) PROVA TRADICIONAL – Com data prefixada e realizada segundo a sistemática habitual. As inscrições para a Prova Tradicional podem ser feitas até 24 horas antes da realização da prova, pela internet ou pessoalmente, no campus da Instituição, nos colégios e nos cursinhos autorizados ou em postos volantes. Datas e horários de provas: a 1ª fase será realizada nos dias 21 ou 28 de setembro de 2024, às 14 horas; a 2ª fase, nos dias 5, 19 ou 26 de outubro de 2024, às 14 horas; a 3ª fase, nos dias 9, 16, 23 ou 30 de novembro de 2024, às 14 horas; a 4ª fase, nos dias 7, 14 ou 21 de dezembro de 2024, às 14 horas; as fases subsequentes, a partir de janeiro de 2025, serão realizadas aos sábados, às 14 horas, conforme escolha do candidato. Durante a semana e/ou aos domingos, serão agendadas novas provas, em datas e horários a serem definidos, os quais serão divulgados pela internet e/ou por outros meios de comunicação. Importante: O candidato aprovado em uma das provas está desobrigado de realizar as provas subsequentes. Local: indicado no comprovante de inscrição. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedência. Duração: mínima de uma hora e máxima de duas horas. 3º) PROVA POR AGENDAMENTO – É realizada com a utilização de computador, que apresenta provas diferentes para cada candidato. Essa prova é aplicada nos laboratórios de informática da Instituição, sempre antes da Prova Tradicional da fase correspondente, em dia e horário agendados pelo candidato. As inscrições para a Prova por Agendamento podem ser feitas até 24 horas antes da realização da prova, pela internet ou pessoalmente, no campus da Instituição. Datas e horários de provas: a partir de 18 de setembro de 2024, de 2ª a 6ª-feira, das 9 às 17 horas, e sábado, das 9 às 11 horas, conforme a disponibilidade da Instituição, sendo que o limite de vagas para cada horário será de vinte candidatos por laboratório. Local: no campus da Instituição escolhido pelo candidato, com agendamento prévio. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedência. Duração: mínima de uma hora e máxima de duas horas. O candidato deve optar por um dos três tipos de prova. ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio): O candidato que realizou o ENEM em um dos anos anteriores a partir de 2015 pode ser dispensado de fazer as provas do Processo Seletivo 2025-1º Semestre. Nesse caso, basta fazer a inscrição via internet ou entregar, no campus da Instituição, uma cópia autenticada (ou apresentar o original e entregar uma cópia) do Boletim de Desempenho Individual de Notas do ENEM e da cédula de identidade. A nota média* obtida no ENEM será padronizada com as notas das provas do Processo Seletivo 2025-1º Semestre. O candidato que apresentar nota média menor que 300 (trezentos), numa escala de 0 (zero) a 1.000 (mil), e nota de redação menor que 100 (cem), deverá, obrigatoriamente, realizar o Vestibular On-Line, a Prova Tradicional ou por Agendamento, pois, nesse caso, suas notas do ENEM não serão aproveitadas (verifique o Regulamento específico do “Programa de Desconto Especial pelo ENEM”). INSCREVA-SE. Você poderá obter um DESCONTO ESPECIAL de acordo com o seu desempenho relativo no ENEM. *A nota média é a média aritmética das quatro notas objetivas no ENEM (a nota da redação não entra nessa média). Além do Vestibular On-Line, das provas Tradicional, por Agendamento, e por meio do Boletim de Desempenho Individual de Notas do ENEM, ao critério da Instituição, também poderá ser realizada a seleção dos candidatos por meio de uma redação acompanhada da análise do Histórico Escolar do Ensino Médio. Neste caso, basta realizar a inscrição, fazer a redação e entregar uma cópia autenticada (ou apresentar o original e entregar uma cópia) do Histórico Escolar do Ensino Médio dentro dos prazos especificados. Nessas condições, a nota será padronizada e será classificado no curso o candidato que obtiver nota igual ou superior à nota mínima exigida para a classificação no mesmo curso na 1.ª fase, resguardando-se sempre o número de vagas oferecidas. 2. DAS CONDIÇÕES E PROCEDIMENTOS. OPÇÕES DE CURSO, TURNO E CAMPUS: Todo candidato poderá inscrever-se em duas opções. Cada opção representa um curso e o turno de funcionamento desse curso. As opções são independentes e o candidato deverá preencher cada uma separadamente. Para fazer a 1.ª opção, o candidato deverá escolher o curso (e turno) de sua preferência. Para fazer a 2.ª opção, basta repetir a sequência anterior. INSCRIÇÃO – A inscrição, tanto para o Vestibular On-Line, como para a Prova Tradicional ou por Agendamento, poderá ser feita pela Internet ou presencialmente, a partir de 18 de setembro de 2024. Para realizá-la pela internet, o candidato deverá: a) acessar o site da Instituição; b) no item Vestibular, clicar em Inscrições Abertas; Uma nova página será exibida, onde poderá ver os cursos da Instituição, consultar o Manual do Candidato e verificar em que turno cada curso será oferecido. c) clicar na caixa Inscreva-se!; d) digitar o seu CPF; Uma nova página será exibida, onde deverá: e) preencher todos os campos do formulário; f) fazer a opção pelo tipo de prova: Vestibular On-Line, Prova Tradicional ou por Agendamento. Se optar pelo Vestibular On-Line: decidir por fazer a prova imediatamente ou realizá-la mais tarde; ler o requerimento de inscrição e concordar com ele; conferir os dados de sua inscrição; clicar em “Comprovante de inscrição” para obter o referido comprovante; realizar a redação de acordo com o tema proposto e clicar em “Salvar e Enviar”. Se optar por Prova Tradicional: escolher a data da prova; ler o requerimento de inscrição e concordar com ele; preencher as opções e as preferências, clicando no ícone correspondente e escolhendo o curso, o turno e o campus; clicar em Enviar; escolher o local (campus) em que deseja fazer a prova; clicar novamente em Enviar; conferir os dados de sua inscrição e clicar em Confirmar; clicar em Comprovante de inscrição para obter o referido comprovante, o qual deverá ser apresentado no local e horário da prova. Se optar por Prova por Agendamento: ler o requerimento de inscrição e concordar com ele; preencher as opções e as preferências, clicando no ícone correspondente e escolhendo o curso, o turno e o campus; clicar em Enviar; selecionar a data da prova e, em seguida, o horário e o local (campus) em que deseja fazer a prova; clicar novamente em Enviar; conferir os dados de sua inscrição e clicar em Confirmar; clicar em Comprovante de inscrição para obter o referido comprovante, o qual deverá ser apresentado no local e horário agendados para a realização da prova. Obs.: Não serão considerados aptos a realizar as provas Tradicional e por Agendamento os candidatos que estiverem, eventualmente, impossibilitados de comparecer ao local determinado para sua realização, salvo mediante decisão da Comissão Organizadora do Processo Seletivo/Vestibular. O ato de inscrição implica, por parte do candidato, o reconhecimento e a aceitação de todas as condições previstas no Manual do Candidato, nos Editais do Processo Seletivo 2025 e nos Regulamentos da Instituição, tanto para efeitos contratuais quanto para efeitos legais. As inscrições devem atender às instruções contidas no Manual do Candidato. Questionário: todo candidato deverá responder a um questionário que será apresentado por ocasião da inscrição. Taxa de inscrição: a taxa de inscrição é de R$ 40,00 (quarenta reais). Isenção da taxa de inscrição: o candidato poderá isentar-se dessa taxa fazendo a inscrição pela internet ou solicitando a isenção, quando a fizer pessoalmente. Casos especiais: candidato portador de necessidades especiais (visuais, auditivas ou motoras) deverá inscrever-se até uma semana antes do encerramento das inscrições para a prova de que vai participar, informando, no posto de inscrição, em formulário específico, do que necessita para realizar a prova. COMPOSIÇÃO DAS PROVAS – O Vestibular On-Line será constituído de uma redação em Língua Portuguesa totalizando 140 (cento e quarenta) pontos. Tanto a Prova Tradicional como a Prova por Agendamento serão constituídas de uma redação em Língua Portuguesa e de 25 (vinte e cinco) questões multidisciplinares, versando sobre os programas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia, do Ensino Médio. Nessas provas, cada questão possui peso 4 (quatro); portanto, as questões todas possuem valor 100 (cem) e a redação, valor 40 (quarenta), totalizando 140 (cento e quarenta) pontos. Obs.: As questões de Língua Estrangeira serão de Espanhol ou Inglês, conforme escolha do candidato, tanto para a Prova Tradicional quanto para a Prova por Agendamento. O programa das matérias que constarão da prova será especificado no Manual do Candidato. Durante o período de realização do Processo Seletivo, independentemente da fase realizada, a duração e/ou a composição das provas poderão ser alteradas, ao critério da Comissão Organizadora do Processo Seletivo/Vestibular. CLASSIFICAÇÃO/DESCLASSIFICAÇÃO – Classificação: a classificação dos candidatos dar-se-á respeitando-se a 1ª opção e, depois, a opção seguinte, pela ordem decrescente da média ponderada obtida nas provas, até o limite das vagas oferecidas para o curso, turno e/ou campus. Em caso de empate, será classificado o candidato que obtiver maior nota na redação. Persistindo o empate, será classificado o candidato mais velho. Todas as convocações de aprovados levarão em conta o número de vagas para o curso, turno e/ou campus. Desclassificação: a redação é obrigatória e consta do Vestibular On-Line, da Prova Tradicional e da Prova por Agendamento. Será desclassificado o candidato que obtiver nota de redação menor que 3 (três), numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), independentemente de sua média. Também será desclassificado aquele que usar de meios fraudulentos ou cometer atos de indisciplina durante a realização da prova. Não serão concedidas vistas ou revisões das provas em hipótese alguma. RESULTADO – A lista oficial dos classificados será publicada no site da Instituição, por meio de Edital de Convocação, até cinco dias após a realização da Prova Tradicional da fase correspondente. O resultado obtido pelos candidatos que optarem pela Prova por Agendamento ou pela nota padronizada do ENEM será divulgado juntamente com o resultado da Prova Tradicional da fase correspondente. A Instituição não se responsabilizará pela publicação da lista de aprovados nos órgãos de comunicação. A Instituição poderá comunicar a classificação do candidato por meio de telegrama, ou aerograma, ou e-mail ou mensagem via celular. Na hipótese de as vagas não serem preenchidas em primeira chamada, serão efetuadas novas convocações, observando-se a opção e a ordem de classificação dos candidatos. O candidato poderá ser convocado para o curso de 2ª opção. Nesse caso, ele deve fazer sua matrícula, pois continuará concorrendo para a 1ª opção nas convocações seguintes. Se, em nova convocação, for classificado para outro curso, o candidato poderá fazer a troca de curso. Nesse caso, serão feitos os acertos correspondentes à diferença de mensalidades. Observações: 1 - Os cursos oferecidos são de regime semestral, com periodicidade anual, e as matrículas são realizadas por disciplinas, em blocos, conforme o Regimento da Instituição. As disciplinas semestrais poderão ser agrupadas ou seriadas de formas diferentes nos períodos letivos que compõem o curso e não serão obrigatoriamente oferecidas na mesma ordem. Inclusive, disciplinas poderão ser cursadas concomitantemente por alunos que ingressaram na Instituição em diferentes épocas. 2 - Todos os cursos da Instituição são constituídos de atividades curriculares e extracurriculares. 3 - Se o número de alunos matriculados após o término do Processo Seletivo não atingir 80% (oitenta por cento) do total de vagas oferecidas no curso em determinado campus, ou turno, a Instituição, ao seu critério, poderá cancelar o oferecimento dessa opção. Nesse caso, será oferecida ao aluno pelo menos uma das seguintes opções: a) o mesmo curso no mesmo campus, em outro turno; b) o mesmo curso em outro campus, em turno disponível; c) outro curso em campus e turno disponíveis; d) devolução da(s) quantia(s) paga(s), mediante requerimento do aluno na Secretaria. 4 - Se, no transcorrer do curso, a partir do 2º período, ao critério da Instituição, os alunos poderão ser transferidos para outro turno do mesmo campus e turno disponíveis. 5 - Para determinados cursos do turno da manhã, poderão ser concedidos, ao critério da Instituição, descontos extras que vigorarão até o mês de dezembro do ano de ingresso do aluno. Os alunos que gozarem desse desconto extra, ao critério da Instituição, poderão ser transferidos, a partir do ano subsequente ao do ingresso, para o turno da noite, no campus em que está matriculado, ou para um turno disponível em outro campus. 6 – Em conformidade com a Portaria MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância – EAD em cursos de graduação presencial, todos os cursos presenciais poderão ser oferecidos com até 40% (quarenta por cento) da carga horária pela modalidade de Ensino a Distância – EAD. 7 – Aos sábados, os alunos podem participar de outras atividades, realizar estudo individual ou em grupo, receber orientação de estágio, desenvolver trabalho de conclusão de curso etc. 8 - Em razão da demanda social, a Instituição poderá alterar e redistribuir as vagas oferecidas entre os turnos e/ou campi, em ato aprovado pelo Conselho Acadêmico, nos termos da legislação. MATRÍCULA – A matrícula será realizada pela Internet. Para isso, o candidato deverá: a) acessar o site da Instituição; b) no item Vestibular, clicar em Lista de Aprovados e informar o número do seu CPF. Aparecerá o link Matricule-se se o candidato foi aprovado; c) clicar no link Matricule-se e preencher os dados solicitados; d) ao visualizar o Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, leia-o atentamente e clique em Aceito o Contrato; e) imprimir tanto o boleto para pagamento da primeira parcela da semestralidade quanto o Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais; f) efetuar o pagamento do boleto na rede bancária ou por cartão de crédito, até a data do vencimento. Decorridos dois dias úteis do pagamento, digitalizar e postar os seguintes documentos na Secretaria On-line: • histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente (postar na Secretaria On-line cópia autenticada em cartório ou apresentar o original e entregar uma cópia simples na Secretaria Presencial); • diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (postar na Secretaria On-line cópia autenticada em cartório ou apresentar o original e entregar uma cópia simples na Secretaria Presencial); • certidão de nascimento ou casamento; • cédula de identidade; • título de eleitor; • uma foto 3x4 recente; • prova de quitação do serviço militar; • comprovante de residência (conta de luz ou água ou telefone etc.); • Cadastro de Pessoa Física (CPF) do aluno, e do pai (ou responsável) se o aluno for menor de 18 anos; • Boletim de Desempenho Individual de Notas do ENEM (caso o aluno tenha realizado o exame). Prazo e local: as matrículas dos candidatos classificados e convocados serão feitas para o local de funcionamento dos cursos, no período de matrículas indicado no Edital de Convocação. O prazo legal de matrícula é de sete dias. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá matricular-se posteriormente, ao critério da Instituição e desde que haja vagas. Ao critério do Conselho Acadêmico da Instituição, a renovação da matrícula do aluno poderá ser determinada para um turno e/ou campus diferente(s) daquele(s) frequentado(s) no semestre anterior. Organização das salas: Alunos de diferentes cursos poderão assistir aulas e participar de atividades comuns conjuntamente. Início das aulas: a data de início das aulas será comunicada por ocasião da matrícula ou pelo site da Instituição. Os alunos matriculados para o 1º período semestral deverão assistir às aulas nos locais especificados no Manual do Candidato ou em outro local a ser indicado pela Instituição. ENDEREÇOS – Os cursos oferecidos funcionarão no endereço relacionado a seguir: Rua Osvaldo da Silva Corrêa, 621, Santa Marta, Cuiabá/MT, ou em outro local a ser indicado pela Instituição. 3. DOS CURSOS, CÓDIGO e-MEC, VAGAS TOTAIS, ATOS DE AUTORIZAÇÃO, RECONHECIMENTO OU RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO. As vagas apresentadas a seguir são as vagas totais de cada um dos cursos da Instituição. Para informar-se sobre os cursos e o respectivo número de vagas por turno, oferecidos no Processo Seletivo 2025-1º Semestre, consulte o Manual do Candidato no site ou entre em contato com a Secretaria da Instituição. Cursos Superiores Tradicionais: Administração (53900) = 800 – Ren. Rec. Port. nº 270/17; Ciências Contábeis (100888) = 250 – Ren. Rec. Port. nº 837/22; Direito (5000953) = 300 – Rec. Port. nº 105/20; Enfermagem (1069962) = 100 – Ren. Rec. Port. nº 948/21; Engenharia Civil (1190677) = 100 – Rec. Port. nº 719/22; Farmácia (1190666) = 60 – Rec. Port. nº 324/23; Fisioterapia (59116) = 100 – Ren. Rec. Port. nº 651/21; Serviço Social (1069963) = 100 – Rec. Port. nº 745/17. Curso Superior de Tecnologia (menor duração): Marketing (72431) = 100 – Ren. Rec. Port. nº 948/21. As vagas oferecidas no Processo Seletivo 2025-1º Semestre que, porventura, não forem preenchidas poderão ser remanejadas para outra seleção para os mesmos cursos. Os cursos e vagas que dependem de autorização do MEC poderão ser incluídos em uma fase posterior. Observações: 1 – Os estágios da área da Saúde e também de outras áreas poderão ser realizados em turnos diferentes daquele em que são ministradas as aulas. 2 – O curso de Engenharia têm duração de cinco anos (dez semestres) e é constituído de dez períodos letivos. A partir do 5º período, ao critério da Instituição, todas as aulas ou algumas ou somente as de laboratório poderão ser ministradas à noite (ou de manhã), mesmo para aqueles que optarem pelo turno da manhã (ou da noite). 3 – Ao critério da Instituição, as aulas e as outras atividades curriculares e extracurriculares dos cursos poderão ser ministradas de segunda-feira a sábado, em turno e/ou campus diversos daquele em que o aluno está matriculado. 4 – Após o encerramento do Processo Seletivo 2025-1º Semestre, conforme o Regimento da Instituição, também mediante processo seletivo, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas por alunos transferidos de outra instituição ou por candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação superior reconhecido. 5 – Ao critério da Instituição, as observações anteriores são aplicáveis tanto para os ingressantes por meio do Processo Seletivo quanto para os ingressantes via transferência ou apresentação de diploma de nível superior.

Cuiabá, 8 de agosto de 2024.
Prof. Dr. FÁBIO ROMEU DE CARVALHO
Presidente da Comissão do Processo Seletivo/Vestibular 2025